Elvira Rodrigues apresenta Tese de Mestrado

Defesa pública do trabalho de investigação na  Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

No dia 11 de abril, pelas 16 horas, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, a nossa colega Elvira Rodrigues apresentou a sua dissertação no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Supervisão Pedagógica, sob o tema“Novos Saberes e Novas Competências dos Professores. A Supervisão Pedagógica no Contexto de uma Escola pública.” Viveu-se uma tarde muito agradável, que teve início com a notável apresentação da nossa colega, seguida das interessantes intervenções do arguente Prof. Doutor Joaquim José Jacinto Escola, à emoção do excelente resultado da dissertação terminando, de forma perfeita, num Porto de Honra abrilhantado pela tocante atuação da tuna académica da ESEPF, e de singulares momentos de declamação de poesia, consolidados num ambiente de profunda amizade.

Com admiração, felicito a Elvira pelo seu profícuo trabalho e exemplar desempenho.

 

Grupo da Esag

                                                           

29 thoughts on “Elvira Rodrigues apresenta Tese de Mestrado

  1. Terminada mais uma etapa, reitero o meu agradecimento a todos os colegas que se deixaram contagiar pelo meu entusiasmo, colaborando e valorizando este “nosso” projeto, demonstrando que mesmo na realização de um trabalho aparentemente solitário, pode coexistir um nós solidário. Bem hajam!

    Gostar

  2. Uma defesa extraordinária de um trabalho extraordinário! Quando se entrega a alma e o coração a uma causa só se pode colher vitórias! Parabéns!

    Gostar

  3. Olá querida AMIGA ELVIRA. Sempre soube que és uma mulher inteligente e determinada e muito lutadora. O trabalho apresentado para o projecto de tua vida, foi sem dúvida soberbo e de alto nível profissional. Trabalhaste arduamente, deste o teu melhor com amor e grande sabedoria, a tua prova jamais assisti a alguma semelhante. Tiveste alta classificação mas não me satisfez, se a escala é de 0 a 20, o 20 é para ser dado, caso contrário terminaria no 19. Mereceste o 20 toda a gente sentiu isso, até o Júri, mas…… ficaram no 19!!!!!!! És uma mulher de fibra, onde colocas as mãos também pões o coração e é desta forma que te entregas a todas as causas por onde tens passado. Bem haja haver gente comoTU, o que é dificil encontrar hoje em dia, pensam sempre e cada vez mais no seu umbigo. Tu entregas-te de uma forma soberba. Foi um momento único onde toda tu vibravas, a apresentação da tese e a forma como a transmitiste foi ÚNICA, ninguém poderá fazer melhor. Foi um trabalho extraordinário onde realça o teu valor, a tua inteligência, a tua firmeza, a tua luta. PARABÉNS QUERIDA AMIGA.ÉS DE FACTO ÚNICA. DEUS TE ABÊNÇÕE e CUIDE DE TI. Beijos.

    Gostar

    • Muito obrigada Mauro Filipe. O reconhecimento e o carinho dos alunos é uma força impulsionadora de mudança. Grata pelas tuas palavras.

      Gostar

  4. «Não mudamos com a idade na estrutura do que somos. Apenas, como na música, somo-lo noutro tom» (Vergílio Ferreira). Não sei se, como foi dito por um dos arguentes, terá sido a melhor dissertação de mestrado que já viu (não assisti a suficientes para poder dar opinião), mas posso garantir-te que estiveste ao teu nível: desafiante, minuciosa e inspiradora. Parabéns Elvira

    Gostar

  5. Minha ilustríssima amiga Drª Elvira Rodrigues. Começo este pequeno comentário com uma voz que ouvi depois de ser anunciada a classificação:
    – “Então nesta casa não se dão 20?”
    Esta pergunta interrogativa, veio ao encontro do que quase todos os presentes esperavam. Esperavam… já que a defesa que fizeste e, os elogios que recebeste, até mesmo dos teus próprios avaliadores a essa convicção me levou a pensar que sim. Não foi, vi desilusão no teu semblante, e nos de quem assistiu à defesa do teu trabalho. Eu assisti, todos assistiram à fibra que vem do teu interior. O interior de alguém, como tu que colocas-te, exigência, alma e coração no trabalho que realizas-te.
    Foram somente 19, mas…com um cheirinho a 20. Acredita que sais-te por cima. Quem trabalha assim só pode sair por cima, fizeste e defendeste o teu trabalho com uma dignidade transcendente. Tens motivos mais do que suficientes para te sentires orgulhosa.Muito obrigada por seres minha amiga, Muito obrigado por me mostrares o que é ter garra.
    Muitos parabéns por teres atingido os teus objectivos
    Muito obrigado pelo magnifico Porto de honra
    Muito obrigado pela musica
    Muito obrigado pela poesia
    Muito obrigado por existires

    Gostar

  6. Antes de demais, parabéns!!
    Tenho que dizer, sou um leigo na matéria, mas a tua apresentação Mestrado Supervisão Pedagógica, fez-me pensar, que o futuro da escola em Portugal está assegurado, com professores como tu!
    O que assistimos ontém, foi para mim inolvidável, e comparando cinematograficamente (faço-o sempre, defeito meu) é como, quando vejo um filme que gosto, e me faz pensar dias, semanas, ora, aconteceu isso, com a tua apresentação!
    O professor Joaquim Escola, disse, e eu retive: belo momento académico, e que dos vários Mestrados, a que presidiu, o teu: foi a melhor apresentação, a que teve oportunidade de presidir e assistir. isto diz tudo!!
    Mais uma vez parabéns, e obrigado por me teres proporcionado tais momentos!!

    Gostar

  7. Parabéns Sra. Professora . Mais uma vez na passada sexta feira cheguei à conclusão que a Excelência não cai do céu , bem pelo contrário , ela é fruto de uma enorme capacidade de trabalho e espírito de sacrifício terreno…a qualidade evidenciada dignifica a Instituição em que estamos inseridos e estou certo de que será motivo de orgulho de todos os nossos Professores . Bi um forte abraço

    Gostar

  8. A excelência tal como a subtileza, a elegância intelectual e o sentido de viajar pelas letras sem perder o Norte é um privilegio que muito poucos possuem. Aliado ao poder de oratória e migração entre temas e divagações não conheço quem o consiga tão bem quanto a Professora Elvira. A excelência provém dos sentido, pois é neles que habita o amor. “É só dos sentidos que procede toda a autenticidade, toda a boa consciência, toda a evidência da verdade.”
    FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE

    Parabéns pela notável tese

    O seu amigo,
    Pedro Cunha

    Gostar

  9. Acho que depois do que vi, li, e ouvi. Nada poderei acrescentar senão muitíssimos parabéns pela belíssima mulher que és e pela pessoa determinada e empenhada em tudo o que faz e muito mais irá fazer com certeza, porque pessoas como tu nunca poderão parar, mais que não seja para dar o exemplo de que quando queremos trabalhar, lutar e enfrentar a vida, como é nosso dever sempre conseguiremos sair vencedores com dignidade, respeito, inteligência e amor ao próximo.
    E porque a vida é feita de tudo e mais alguma coisa, eis que surgem pessoas empenhas como tu para contribuir para a mudança na educação de um país um povo que realmente bem precisa de um grande contributo como o que fizeste o favor de nos presentear.
    Porque como eu entendo e sempre digo « a maior riqueza de um país é
    a cultura e civilidade do seu povo» um país nunca poderá evoluir sem uma excelente educação, uma excelente cultura do seu próprio povo. Por conseguinte acho que foste muitíssimo excelente e sempre continuarás a ser tanto na área profissional como na vida familiar, social e no meio cultural de todas as amizades. Um exemplo a seguir não só pelas novas gerações, mas sim por todos nós. Para terminar metes-te o júri no bolso, que só não te deu 20 valores porque não podia de forma alguma dar o braço a torcer. Bi Rodrigues é hoje um ídolo para muitos de nós inclusive para quem lhe atribui a classificação. Beijinhos minha linda e querida amiga, foste e sempre serás a maior, a amiga doce, serena, suave mas, contudo determinada batalhadora e a quem o difícil não mete medo nunca.
    Respeitosamente e com muita admiração pela pessoa, pela linda e bela mulher que realmente és e pela grande alma que tens, aqui te deixo mais uma vez os meus parabéns acompanhados de um grande beijinho e de uma grande amizade e +”que nutro por ti. Beijinhos.

    Gostar

      • Grata João… A magia destes momentos especiais e significativos perdura no carinho dos amigos.

        Gostar

      • Bruno, Miguel e Linda Inês,

        Tudo de torna mais fácil e aliciante quando aquilo que partilhamos com os nossos alunos também é por nós seguido, como a postura P.O.P. de que tanto falamos em Área de Integração… e que há muito integrei no meu quotidiano e nos desafios em que me envolvo.Obrigada pelo vosso testemunho.

        Gostar

  10. PARABÉNS, Elvira! Fico muito contente ao saber o quanto notável foste na defesa da tua tese. De ti não esperava outra coisa porque quando se é trabalhador e empenhado, tem-se sempre a recompensa final.
    Bjinhos e FELICIDADES para o futuro.

    Gostar

  11. Com profissionais com esta qualidade, com esta dinâmica, e com uma força para ir sempre mais além… só podemos sentir orgulho. Uma escola com professores cada vez mais bem formados, é sem duvida uma escola que está mais próxima do sucesso pleno!
    Bem Haja.

    Beijinho

    Gostar

  12. Dr. Elvira, foi um prazer enorme ter presenciado a defesa da sua tese, para além de que foi uma apresentação muito agradável com um discurso coerente, sem hesitações, muito seguro e muito bem elaborado. Aproveito para pedir desculpas por não ter podido ficar até ao final, mas adorei. Muito obrigada pelo convite. Mais tarde é que soube da nota, realmente esse 19 tem sem dúvida um cheirinho a 20. PARABÉNS!!!!!!!!

    Beijinhos

    Gostar

  13. Querida Elvira,

    Foi uma tarde memorável, como não poderia deixar de ser, e conforme previa, “rebentaste com a boca do balão”. Soubeste controlar a ansiedade e passar a necessária imagem de tranquilidade, segurança e facilidade, a facilidade de alguém que se empenhou de corpo e alma num projeto, como é teu timbre.
    Comentários brilhantes, destinados a alguém que os mereceu, inteiramente, pela sua demonstração de segurança e conhecimento.
    Foi uma vitória decisiva na tua vida. Ela abrirá novos e promissores caminhos. Sabê-los-ás trilhar com a vontade, a energia e o brilho de sempre.
    Uma vitória tua, inquestionável e inquestionada.

    Parabéns!

    Franklim Silva

    Gostar

  14. Queria felicitar a professora Elvira pelo seu excelente trabalho e profissionalismo. Quem luta sempre alcança. Nunca se esqueça da sua postura POP!!!

    Gostar

  15. As minhas felicitações à professora Elvira Rodrigues pelo facto de ter concluído o seu mestrado com a magnífica nota de 19. Grande exemplo para os seus alunos, e grande prova de trabalho, dedicação, esforço e empenho. Muito boa sorte, e muito sucesso no prosseguimento da sua carreira profissional.

    Gostar

  16. Queria felicitar a professora Elvira Rodrigues por ter terminado o seu mestrado com a excelente nota de 19 e pela belíssima apresentação da tese.
    Um beijinho e muitas felicidades.

    Gostar

  17. Eu li os comentários que aqui deixaram e, naturalmente, concordo com o que é dito por todos. Posso dizer… que sorte da escola, dos alunos, dos professores e, obviamente, dos amigos da Elvira por poderem aprender com ela a serem melhores pessoas.
    Também eu assisti à defesa (não na íntegra por estar a trabalhar) e fiquei com a certeza daquilo que já desconfiava… a Elvira é uma MULHER com todas as letras maiúsculas.
    Fernando Pessoa disse “Deus quer, o homem sonha a obra nasce”… mas bem que podia ter dito “a Elvira quer, a Elvira sonha a obra nasce”.
    Segundo Miguel Torga, “Ter um destino é não caber no berço onde o corpo nasceu, é transpor as fronteiras uma a uma e morrer sem nenhuma.” Ficou bem patente que a minha querida amiga Elvira é bem maior do que o berço e que o seu destino é ir muito mais além de qualquer fronteira.
    Não vou alongar-me mais, até porque tudo o que possa dizer será sempre pouco para elogiar o maravilhoso trabalho que tive a honra e o prazer de testemunhar.
    Deixo, apenas, umas singelas quadras (mesmo sem rima certinha) que escrevi no dia seguinte mas que só agora resolvi colocar aqui.
    Parabéns Elvira. Beijinhos

    À Escola Paula Frassinetti
    eu fui no dia onze de abril
    Com os amigos de eleição
    Estava uma tarde primaveril.

    Assisti a uma bela defesa
    digna do famoso Cristiano,
    mas não houve futebol
    nem fui lá ter por engano.

    Sou amiga e com prazer
    à apresentação assisti,
    e à porta estive a sofrer
    aguardando a nota da Bi

    Quando o dezanove ecoou
    na sala ouviu-se barulho…
    Todos esperavam um vinte!
    Com razão e com orgulho.

    Fiquei triste com a nota
    mas não com a prestação.
    Sou grande amiga da Elvira
    e admira sua nobre profissão.

    Os parabéns quero dar
    a esta grande MULHER
    que sempre irá brilhar
    e chegará onde quiser!

    Alice Santos

    Gostar

    • Só agora li como foi o desfecho da tese tão apaixonadamente trabalhada (sou testemunha!).
      Conhecendo a energia e o entusiasmo da Elvira,só poderia ter sido uma belíssima defesa, como aqui comentaram. Mas há quem guarde os “20” nalgum banco, em poupança, sabe-se lá para quê.
      Que seja pois o 19 , que não lhe tira qualquer mérito.
      Muitos parabéns, Elvira.
      beijinho
      Margarida

      Gostar

Deixe um comentário