Contos – a Ler+

O alpinista

Conta-se que um alpinista, ansioso por conquistar o Aconcágua, iniciou a sua escalada após anos de preparação. Mas, como queria a glória só para ele, subiu sem quaisquer companheiros.

Começou a subir, a subir, e foi ficando tarde, cada vez mais tarde, mas ele não se dispôs a acampar. Continuou subindo, decidido a chegar ao cume. De repente, escureceu: a noite caiu pesada sobre a montanha, e já não se via absolutamente nada. Não havia luar, e as estrelas estavam tapadas por nuvens.

Continuando a subir a falésia, apenas a uns cem metros do cume, o alpinista escorregou e começou a cair no abismo. Precipitava-se a uma velocidade vertiginosa: só divisava manchas escuras a passar, velozes, na escuridão, e experimentava a terrível sensação de ser sugado pela gravidade. Continuava a cair… e, nesses momentos de angústia, passaram-‑lhe pela mente os momentos gratos e os menos gratos da sua vida.

Quando já julgava que ia morrer, sentiu um forte esticão que quase o ia partindo em dois… Sim, como todo o alpinista experiente, tinha cravado cavilhas de segurança com mosquetões a uma compridíssima corda que o prendia pela cintura.

Nesse momento, parado e suspenso por cima do abismo, começou a gritar:

— Ajuda-me, meu Deus!

De repente, uma voz grave e profunda respondeu-lhe:

— Que queres?

— Salva-me, meu Deus! — replicou o alpinista.

— Achas realmente que te posso salvar?

— Sem dúvida, Senhor!

Após uma breve pausa, a voz respondeu:

— Então corta a corda que te sustém.

Seguiu-se um momento de silêncio…, e o alpinista agarrou-se ainda mais à corda.

Conta a equipa de resgate que, no dia seguinte, encontraram dependurado um alpinista congelado, morto, agarrado fortemente com as mãos a uma corda, a dois metros do chão….

♠♠♠♠

* Pode ser que eu também tenha que soltar-me de alguma corda para me salvar no meio da escuridão…

* Há algumas pessoas em quem eu posso confiar mais …

* Às vezes, pode ser que, no alpinismo da vida, eu arrisque mais do que o «devido»…

José Carlos Bermejo

Regálame más cuentos con salud

Maliaño, Editorial Sal Terrae, 2008

(Tradução e adaptação)

32 thoughts on “Contos – a Ler+

  1. Gostei muito do conto. Mostra-nos que não devemos ser ambiciosos. Tal como aconteceu no conto, o alpinista foi ambicioso por querer subir sozinho a montanha, por não querer acampar e por se querer salvar sem dar ouvidos aos outros, o que deu na sua morte. Uma boa lição de moral que este conto nos dá.

    Gostar

  2. Gostei muito deste conto ”O Alpinista”, Mostra-nos que nós não devemos ser ambiciosos, Porque as vezes corre-nos mal como aconteceu ao Alpinista, por querer subir sozinho a montanha. Obrigado por este novo conto Professora 🙂 Gostei muito.

    Gustavo Alfeu
    8ºB
    Nº12

    Gostar

  3. Gosto muito desse conto, já conhecia. Ele ensina que não podemos querer tudo para nós e que a união leva a força. Se o alpinista tivesse ido com algum companheiro, de certeza que um tinha ajudado o outro e ele não morreria. E também ensina que devemos confiar mais nos outros, nesse caso em Deus.

    Gostar

  4. Adorei , como sempre mais uma lição de vida, neste caso não devemos ser ambiciosos pois um dia pode correr mal como mostra o conto 🙂

    Gostar

  5. Gostei muito do conto. Não devemos pedir ajuda se não confiamos nos outros. O alpinista num momento de desespero pede ajuda, mas não confia. Por muito que queiramos mostrar que confiamos temos de o demonstrar e neste conto se o alpinista tivesse confiado, certamente estaria vivo. Temos de saber viver/trabalhar em grupo. A união faz a força.

    Gostar

  6. Esta história diz-nos que em situações mais arriscadas devemos ouvir outras opiniões, mesmo que seja muito diferente da que defendemos, pois pode-nos ajudar a solucionar o nosso problema.
    Em momentos complicados, por vezes temos que os resolver de uma forma também complicada de o fazer.
    O alpinista não confiou no que a Voz lhe dizia, arriscou não seguir esta opinião e infelizmente perdeu a vida.

    Gostar

  7. Gostei muito deste conto porque nos ensina uma lição de vida em que não podemos pensar só em nós e devemos sempre ouvir a opinião dos outros mesmo não sendo do nosso agrado.

    Catarina Silva Nº6 8ºB

    Gostar

  8. Gostei muito deste conto . Se formos invejosos podemos perder tudo , mas se confiarmos nos outros não nos acontece nada de mau .

    Gostar

  9. este conto ensina que se formos gananciosos podemos deitar tudo a perder mas se confiarmios nos outros podemos ter ainda mais. gostei bastante deste conto.

    Gostar

  10. Este conto deixa-me a pensar porque realmente às vezes queremos ser os melhores que nem nos apercebemos que estamos a fazer uma grande asneira, tal como o alpinista que quis ter a vitória só para ele…
    Acho que muita gente faz isso, só pensam nelas como se todo o mundo não existisse mas quando as coisas correm mal, vemos que afinal os outros também são importantes, e mesmo assim naquela situações em que a outra pessoa vem em nosso socorro o nosso orgulho é tanto que até achamos que o nosso amigo nos está a prejudicar, tal como Deus ajudou o alpinista e ele não acreditou. Foi pena!
    Acho que a lição que temos a retirar é que temos que deixar o orgulho de lado e deixar que os outros nos ajudem.
    A minha pergunta é:
    -Será que somos capazes?

    Obrigada professora, da sua aluna Bárbara Silva nº3 8ºB

    Gostar

  11. Este conto demonstra que ser ambicioso não é bom, o alpinista quis subir sozinho, e se alguma coisa corresse mal, como foi o caso, não teria ninguém para o ajudar. Demonstra também que ele estava com medo de cortar a corda, e saberia que se tivesse agarrado a ela estava mais ou menos seguro, mas também não estaria a cumprir com o que lhe teriam dito… Na vida tem que se fazer opções, e quando estamos aflitos é quando temos que pensar melhor no que fazer.

    Gostar

  12. Gostei deste mais uma vez ensina-nos uma lição, e não devemos ser ambiciosos porque pode não correr bem , obrigado professora pelo conto 🙂

    Gostar

  13. Um conto com uma boa lição de moral. O alpinista quis a glória só para ele, mas no final, acabou sem ela. Foi ambicioso e depois de se ver em sarilhos e de ter pedido ajuda, achou que se conseguia safar sozinho, mais uma vez. No fim, acabou de novo mal sucedido. Talvez se tivesse largado a corda, cairia ainda com vida. Esta história mostra-nos que não devemos ser ambiciosos demais, e que sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe. Alguém que viva só para si próprio não consegue aproveitar a vida, acabará por perde-la, e neste caso, isso aconteceu da pior forma.
    Beatriz Basto

    Gostar

  14. É um conto muito bom, mostra a pura realidade. Talvez as pessoas têm de ser menos como o alpinista para serem bem sucedidos na vida.

    Gostar

  15. Gostei muito deste conto. Ensina-nos que devemos ouvir os outros e confiar neles e não fazer tudo por aquilo que pensamos.

    Mafalda n°17 8B

    Gostar

  16. É um conto muito bom com uma ótima lição de vida. Mostra que temos de confiar nas pessoas e não ser ambiciosos porque pode acabar por correr mal… Um conto fntástico mesmo (:

    Gostar

  17. Gostei muito deste conto.
    A lição de moral que podemos tirar deste conto é que não devemos querer tudo só para nós e devemos confiar nos outros, coisa que o alpinista não fez, e acabou morto.

    Gostar

  18. Gostei muito da lição deste conto.
    Mostra-nos que não devemos ser ambiciosos e devemos confiar nos outros, pois às vezes acabamos por nos prejudicar, assim como aconteceu ao alpinista, acabou morto. Se ele tivesse confiado na Voz que ouviu provavelmente não acabava dessa maneira.

    Gostar

  19. Gostei do conto. Mostra uma realidade que vemos no dia a dia em certas pessoas. O alpinista queria a glória só para ele, e quando as coisas deram para o torto, já queria que alguém lhe desse alguma ajuda. Quando apareceu alguém que lha ofereceu (o Senhor), o alpinista não lhe confiou a sua vida, e acabou por perdê-la. Não devemos ser ambiciosos nem orgulhosos, porque com a ajuda de outros a vida fica mais fácil e tiramos maior proveito da mesma.

    Gostar

  20. Acho que este conto nos demonstra que não devemos fazer sempre o que nós queremos , mas sim ouvir a opinião das outras pessoas. Por vezes quando achamos que nós é que temos razão, a razão está no que a outra pessoa te diz, como foi este caso.
    Se “o alpinista” tivesse seguido o que lhe disseram nesta altura nao estaria morto. Por isso este conto ensina-nos a também saber ouvir os outros e a não fazer tudo aquilo que pensamos que está certo.

    Gostar

  21. O Alpinista revelou ser uma pessoa egoísta, solitária e desconfiada, características que contribuíram para a sua morte. Mais um belo conto que transmite uma lição de vida.

    Gostar

  22. Gostei muito do conto, professora! 🙂 Há momentos na vida em que temos que confiar mais nos outros, mesmo que isso implique arriscar-mos mais. Só assim conseguiremos ultrapassar mais facilmente os nossos problemas. Não devemos ser orgulhosos ao ponto de não aceitar a ajuda dos outros quando realmente precisamos.

    Gostar

  23. Gostei muito do conto professora.
    Acreditar pode ser um bom ponto de partida para atingir os nossos objetivos e fazer face aos obstáculos que n encontramos na vida. É importante que oa outros contem connosco, assim como é importante contarmos con os outros.
    Desta forma, a vida torna-se mais facil e feliz.

    Gostar

Deixe um comentário