O que nos diz o mar?

 

mar

O mar, a mim, faz-me sentir muito bem; faz-me sentir calma, tranquila, feliz e acompanhada … é como se eu pudesse desabafar com alguém. Gosto de ouvir as ondas a bater nos rochedos, mas também gosto de ver o mar sereno e contemplar a sua beleza tranquila. Ele faz-me lembrar uma pessoa que, quando se zanga, arma uma tempestade, mas, quando está feliz, está calma, alegre e tem um brilho muito próprio.

Quando vou à praia, gosto de ir para a água nadar e praticar outros desportos, tais como surf, bodyboard, kitesurf…Mas gosto preferencialmente de fazer mergulho e observar os peixes de todas as formas e cores! Depois, quando me farto, vou para a areia apanhar sol ou fazer gigantes castelos com baldes e pás. Antes de ir para casa, gosto de ir a um café próximo da praia comer um gelado ou beber um sumo acompanhado com uma deliciosa tosta mista, comtemplando a paisagem marítima. Parece que o mar é o espelho do céu, ou será que é o contrário?

Eu adoro o mar e, às vezes, até penso que gostava de ser um peixe para viver nas suas águas!

Mariana Ferreira – 7º C

 

Para mim, o mar significa tudo de bom: o Amor, a Paz, a Fraternidade,…

Sempre que me sento à beira mar, é como se ele falasse comigo, dizendo as palavras que a minha mãe costuma dizer.

É junto do mar que eu me inspiro e me alegro, mas também que eu  choro – ele faz parecer as minhas lágrimas menores; é com ele que falo e que recordo coisas boas; é com ele que me lembro de quem me faz feliz, mas também de quem já partiu.

Quando eu mergulho no mar, é como se ele me agarrasse e pedisse para eu ficar. Mas infelizmente, não sou uma sereia…

Quando estou triste, é ele que me faz sorrir; quando choro, é ele que me limpa as lágrimas; quando durmo, é com ele que gosto de sonhar.

Gosto imenso do mar, pois ele faz parte da minha vida e deixa-me feliz!

Inês Gomes – 7ºC

 

Eu vejo o mar como um paraíso onde tudo é tão bonito, tão calmo, tão inspirador e tão romântico! Junto dele e sentindo a sua brisa agradável é onde mais gosto de estar, de me refugiar dos meus problemas, de sonhar com coisas boas mas difíceis de concretizar. Parece que ele me dá força para lutar por elas.

O mar lembra-me um amigo verdadeiro sempre disponível para me ouvir desabafar e para me ajudar nos momentos difíceis. Ele não é uma pessoa, mas a sua água de um imenso azul e o cheiro a maresia parecem ter o poder de resolver os problemas da nossa vida e de nos dar coragem para enfrentar as nossas dificuldades.

O mar é o cenário de muitas histórias de amor, umas felizes, outras trágicas; ele foi e sempre será uma fonte inspiradora. Mas ele é também um elemento mais poderoso do que o ser humano e, por isso, temos de nos acautelar quando ele está zangado, para não corrermos riscos desnecessários.

Isabel Aires – 7º C

            Para mim, o mar é como um melhor amigo, alguém em quem posso confiar e com quem posso desabafar; conto-lhe todos os meus segredos e ele nunca os revela a ninguém.

O mar desperta-me a sensação de liberdade e de conforto e sempre me senti bem junto dele. Quando preciso de chorar, faço-o junto ao mar – a imensidade das suas águas faz com que as minhas lágrimas pareçam menores.

Para mim, o mar é como uma caixa de boas recordações e de memórias agradáveis que eu abro, sempre que contemplo a sua beleza. Por isso, digo que ele significa tudo para mim: liberdade, conforto, amizade, dor partilhada,…

Adoro sentar-me na areia a pensar e a repensar na vida e a desabafar com o mar. Já fiz isso vezes sem conta, porque sinto que não tenho mais ninguém em quem possa confiar tanto. Sinto-me mesmo bem, quando falo com o mar! É a melhor sensação do mundo ter “um amigo” tão disponível para nos ouvir e compreender!

Carolina Seoane – 7º C

 

O mar azul, calmo, transparente e imenso deixa-me completamente deliciada ao vê-lo e ao senti-lo! Ele chama-me para desfrutar dele e transmite-me sensações de paz, de pureza, de simplicidade e de infinito. Faz-me lembrar um paraíso onde reina a cor azul, a alegria e a plenitude!

Para cada um de nós, ele representa coisas diferentes; mas, para mim, ele é um elemento completo e perfeito que quer que cuidem bem dele. O mar é como um ser humano com sentimentos, que se revolta contra quem não o respeita e não o cuida e, nessas alturas, ele é cruel, feroz e destruidor.

É verdade que, às vezes, ele também é injusto, pois vira a sua ira contra gente inocente que não contribuiu para a sua poluição nem se arriscou demasiado entrando nas suas águas sem os devidos cuidados. Mas muitos seres humanos também são injustos e nós continuamos a gostar deles…

Eu penso que devemos todos aprender a lidar com o mar e ele nos saberá recompensar!

Bianca Alves – 7º C

4 thoughts on “O que nos diz o mar?

  1. Parabéns pelos vossos lindíssimos textos sobre o mar! Tocaram-me muito!
    Também cresci muito perto de um mar que sempre significou muito para mim – era esse confidente, essa fonte de paz, de pureza e de infinito que me fazia bem! E quando há muito tomei conhecimento do poema “Mar” da escritora Sophia de Mello Breyner Adresen, achei que estava nele muito bem retratado tudo quanto eu sentia. Aqui o partilho convosco:
    “De todos os cantos do mundo
    Amo com um amor mais forte e mais profundo
    Aquela praia extasiada e nua
    Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.”

    Gostar

  2. Gostamos muito dos textos das nossas colegas. Elas conseguiram exprimir em palavras o que muitas pessoas sentem em relação ao mar.

    Tiago, Vasco, Rafael, Maria, Diogo, Catarina, Nelson, Marta, Inês, Joaquim

    Gostar

Deixe um comentário